sexta-feira, 18 de março de 2011

EVENTO DE CARNAVAL LEVA JOVENS A REFLETIREM SOBRE DESAFIOS E SOLUÇÕES DA JUVENTUDE




Em meio ao período de festas do feriado de Carnaval os jovens da Mocidade Espírita Joanna de Ângelis – MEJA mais uma vez participaram da COMEBH (Confraternização das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte). Esse evento reuniu jovens de várias mocidades da regional noroeste no Lar Espírita Esperança, localizado no bairro Salgado Filho, onde puderam desfrutar de bons estudos, dinâmicas e momentos de integração acerca do tema “Juventude: Desafios e Soluções”.
No período do Carnaval, atualmente considerado a maior festa do Brasil, se intensifica o descompromisso, o uso de drogas, álcool e os acidentes de trânsito. A irresponsabilidade acaba por culminar em atitudes infelizes, e talvez impensadas, por parte dos espíritos encarnados. E é inserido nesse contexto que a COMEBH propõe ao jovem o lema “Opção de Trabalho com Jesus”, incentivando uma mudança de comportamento, fazendo do seu feriado um momento divertido, reflexivo e acima de tudo educativo.
Através de uma rotina estabelecida, na qual o jovem é mantido em regime de internato, sem contato nem com pessoas nem com os acontecimentos exteriores, a COMEBH realizou durante os 4 dias de evento atividades que discutiram o tema, embasados pela leitura do livro “Não pise na bola” do autor Richard Simonetti. Essas atividades foram bastante variadas. Entre elas estavam os estudos da Doutrina, com oradores escolhidos especialmente para falarem aos jovens, as dinâmicas, que além de levarem o conteúdo de maneira lúdica também funcionaram como método para integrar o jovem ao grupo, as músicas, que envolveram os jovens nos trabalhos, a peça de teatro, que ilustrou de maneira criativa a temática do evento e até a exibição do filme “Família do futuro” que depois foi analisado de acordo com a Doutrina.
Aliado a esses preceitos, a COMEBH ainda tem um caráter muito peculiar: o de formar novos laços de amizades, que perdurem mais do que os dias do feriado. Dessa forma é uma oportunidade para fazer amigos e reencontrar aqueles que participaram anteriormente do evento. Envolvidos em muita música e alegria contagiante, a COMEBH proporciona aos jovens participantes discussões de temas diretamente ligados ao seu cotidiano, fazendo sempre um paralelo com o Espiritismo.
A COMEBH proporciona a harmonia conosco e para com o próximo. Os jovens que estiveram no evento recarregaram suas energias e estiveram em contato estreito com o plano espiritual, o que fez do evento um pólo de muita luz e amor!

Nenhum comentário: